domingo, 20 de setembro de 2009

HOSPITAL - AMEAÇA DE RADIAÇÃO

Ontem fiquei ainda mais surpreso com o estado deplorável do único hospital (ou ex) público do município de Alto Parnaíba, no sul do Maranhão, objeto de matéria anterior, com a grave denúncia feita pelo radialista Carlos Biá em seu programa Comunidade em Ação, da Rádio Comunitária Rio Taquara FM, da vizinha cidade piauiense de Santa Filomena, de que o desativado aparelho de radio-x se encontra, sem qualquer proteção, largado nas dependências daquele prédio em ruínas, ameaçando, de forma concreta, a vida e a integridade física de quem se aproximar e mesmo da comunidade onde fica localizado o dito hospital.

Com potencial radioativo que nos faz recordar tristemente a tragédia com o césio de Goiânia, que vitimou várias pessoas incautas, e tendo em vista a diferença entre minha pequena cidade e a capital de Goiás, próxima à Brasília, e que, mesmo com todas essas vantagens, não evitou essa ocorrência que macula a história recente do Brasil, a minha preocupação cresce ainda mais - em Alto Parnaíba apenas três médicos clinicam; duas clínicas particulares; um velho posto de saúde abarrotado; o hospital público a ponto de ser cenário de uma tragédia. A quem apelar?

Além da morte iminente, a radiação nuclear pode causar e provocar doenças como o câncer, impondo sofrimentos terríveis às vítimas. A quem recorrer?

Amanhã, segunda-feira, estarei encaminhando expedientes à Câmara de Vereadores, à Prefeitura Municipal, ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde, dando notícia do fato, a tempo, provavelmente, de que acontecimentos não desejados venham a se concretizar, promovendo uma catástrofe desnecessária e ao arrepio do século em que vivemos.

O hospital público fica localizado no bairro Santa Cruz, em frente ao Hospital e Maternidade São Geraldo e próximo a várias residências, inclusive do velho campo de futebol Orlando Medeiros. É preciso a reação da sociedade. A notícia é extremamente grave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário