sexta-feira, 11 de setembro de 2009

POSTO DO INSS

O município de Alto Parnaíba (foto abaixo da parte antiga da cidade com vista do rio Parnaíba) ultimamente não tem sido contemplado com boas notícias dos governos federal e estadual.

Entretanto, soube que o INSS pretende abrir um posto de atendimento em nossa cidade, a partir de 2010, segundo informações de um deputado federal maranhense à Câmara de Vereadores.

A notícia é excelente, principalmente face à distância de 240 km entre Alto Parnaíba e Balsas, onde funciona a mais próxima agência da previdência social brasileira na região sul maranhense. A iniciativa do vereador Elias Elton Rocha (PDT), com o apoio de seus pares no parlamento municipal, em encaminhar essa solicitação ao INSS, é de um alcance social imensurável.

Acompanho de perto a situação dos lavradores e lavradoras de minha terra em busca de benefícios previdenciários que lhe são garantidos pela Constituição da República e por leis federais, enfrentando os dissabores de uma burocracia torturadora ao lado da pobreza de quem não tem rendas, nem terras nem bens, muitas vezes precisando mendigar uma simples passagem para Balsas, que não é pouco para quem não tem quase nada.

Os órgãos públicos do Maranhão praticamente inexistem em Alto Parnaíba. A presença de órgãos do governo federal - inclusive por centralizar a máquina administrativa brasileira - torna-se cada vez mais necessária. A vinda de um posto ou agência do INSS, friso, é de uma importância ímpar para uma comunidade distante dos grandes centros urbanos do país, onde tudo é resolvido. Agora, falta o Banco do Brasil, que nos tirararam arbitrariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário