quinta-feira, 8 de outubro de 2009

OBRAS EM ANDAMENTO

Estive participando de audiências no fórum de Santa Filomena e pude constatar uma espécie de euforia das pessoas com quem conversei com o surgimento de obras públicas, aquisições de terras objetivando impulsionar a agricultura, enfim, a velha cidade do sudoeste piauiense, sempre renegada a último plano pelos sucessivos governos estaduais, dá sinais de que é possível superar o atraso crônico.

No fórum, onde também funciona o cartório de registro de imóveis, advogados e empresários enfrentam até fila em busca de informações e dados sobre imóveis rurais, principalmente aqueles localizados nos chamados cerrados, que são terras propícias à agricultura em grande escala. O negócio imobiliário cresce e as terras férteis das serras de Santa Filomena agora é que começaram a serem descobertas e conhecidas pelo restante do Brasil.

Em frente à Prefeitura Municipal, máquinas saídas da indústria formam a chamada patrulha mecanizada, adquiridas pelo prefeito Esdras Avelino Filho, um bom e experiente administrador que vai atrás de recursos e de projetos e não fica sentado esperando milagres ou que do céu cai ouro ou real, e que objetivam a construção e reconstrução de estradas vicinais em todo o interior do município.

Próximo à quadra de esportes, em construção (etapa final) o estádio de futebol gramado, iluminado e com arquibancadas e ao lado, iniciadas as obras, o prédio onde funcionará o fórum da comarca e o edifício que abrigará um quartel da Polícia Militar do Piauí.

Além de tudo isso, o prefeito está construindo algumas pontes - a maioria de ferro - na zona rural e também na cidade, e promete para breve o início da construção da nova praça matriz.

É aquela realidade: ou o prefeito de cidade pequena do interior nordestino se dispõe a ir à capital de seu estado e à Brasília constantemente, com projetos prontos e bem elaborados, mostrando a realidade de seu município e as prioridades essenciais, ou com apenas o FPM pouco se consegue realizar, por melhores que sejam as intenções.

Que o exemplo do prefeito Esdras Filho, que já governou o município de Monte Alegre, também Piauí, por duas vezes, que gosta do que faz e detém inquestionável espírito público, sirva aos demais, especialmente em momento de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário