terça-feira, 30 de março de 2010

RECUPERAÇÃO DA CIDADE

O novo presidente do PDT de Alto Parnaíba, no extremo sul maranhense, Wladimir Brito Rocha, atendendo o que foi decidido na convenção de 21 de março, remeteu uma carta ao prefeito Ernani Soares, com cópia à Câmara Municipal, em que reflete o clamor popular diante dos buracos, sujeira, mato, abandono, além das destruições provocadas pela empresa (leia-se PAC de Dilma) que constrói a duras penas e pouca responsabilidade para com as pessoas e as coisas do lugar o sistema de esgotos sanitários, nas ruas, praças e avenidas da cidade.

Minha cidade é pequena, porém, mesmo em tempos passados, sempre foi exemplo de limpeza e urbanismo - principalmente do calçamento das ruas com pedras de paralelepípedos -, nunca ficou tão feia como atualmente, com o mais completo abandono das principais artérias públicas de Alto Parnaíba.

A missiva diz tudo. Vejamos:

"Of. 005/2010-PDT/AP/MA – Alto Parnaíba/MA, 26 de março de 2010.

A Sua Excelência o Senhor
Doutor ERNANI DO AMARAL SOARES
Digníssimo Prefeito
Alto Parnaíba/MA

Senhor Prefeito,

Conforme discutido e decidido em convenção, o PDT municipal, considerando que o governo de Vossa Excelência alcançou maturidade em face de mais de um ano de mandato e tendo em vista a situação caótica em que se encontram ruas, praças e avenidas de nossa cidade, que exige pronta reação, por via de obras emergenciais, planejadas e eficazes de responsabilidade da Prefeitura, se dirige ao chefe do Poder Executivo do Município, responsável e gestor da administração pública, de início administrativamente, com as seguintes reivindicações, em nome de nossos filiados e, com certeza, da grande maioria da população alto-parnaibana.

1 - Dirigir e andar em nossas ruas tornou-se um sufoco, mais precisamente na maioria dos trechos da avenida Prefeito Antonio Rocha Filho e rua Capitão Daniel Brito, no bairro São José; ruas Prefeito Elias Rocha e Presidente Juscelino Kubitschek, no Santa Cruz; avenida Governador José Sarney, no Prata e Santa Cruz; avenida Goiás, no Santo Antônio; avenidas Rio Parnaíba, Prefeito José Soares, Intendente Odonel Brito e Poeta Gonçalves Dias, a partir da beira-rio, passando pelo centro e atingindo os bairros, além das respectivas travessais, cujas obras de abertura dos esgotos sanitários agravaram a situação, o que já perdura há meses.

2 - Caberia à Prefeitura tomar medidas com relação à empresa construtora dos esgotos, pois a nossa relação – do povo – com o ente municipal se dá por via dos administrações do município.

3 - As pessoas, especialmente idosos e crianças, correm diariamente riscos de acidentes ao utilizar obrigatoriamente essas artérias públicas para o exercício cotidiano da vida, já que os passeios também se encontram, em sua maioria, interditados, não acabados, tomados por mato e lixo, ou simplesmente inexistem.

4 - A recuperação do asfalto na avenida Goiás, no bairro Santo Antônio, em nada resolverá o problema, pois asfalto, qualquer leigo tem esse conhecimento, não se emenda e não existe arremedo.

5 - Não é necessário alongar, apenas que haja por parte de vosso governo o anúncio e início de um plano emergencial de recuperação das ruas, avenidas e praças da cidade, implantando o asfalto onde se encontra danificado, igualmente o calçamento de bloquetes e pedras paralelepípedos, antes que o inverno se acentue e os prejuízos se agravem.
6 - No mesmo plano, urge a retirada das águas – com a limpeza e expansão das galerias e boeiros -, que invadem constantemente a cidade, causando danos imensuráveis no Santa Cruz, Santo Antônio e centro da cidade.

Informamos a Vossa Excelência que cópia dessa carta está sendo enviada à Câmara de Vereadores, além de sua divulgação pública.

O PDT tão-somente cumpre com seu papel constitucional e de defesa dos interesses mais legítimos da população.

Sem nada mais para o momento apresentamos, na oportunidade, protestos de consideração e respeito, e subscrevemo-nos,

Cordialmente,

WLADIMIR BRITO ROCHA
Presidente da Comissão Executiva Municipal do PDT
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário