sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PRÉDIOS DA JUSTIÇA

Em Santa Filomena, no sul do Piauí, o prédio próprio do fórum da comarca já foi erguido e não se sabe as razões de ainda não ter sido inaugurado.
Trata-se do fórum que, por decisão do plenário do Tribunal de Justiça piauiense, leva o nome do ex-tabelião de notas e ex-escrivão de Justiça Benvindo Lustosa Nogueira, já falecido, um exímio servidor do Judiciário e um dos homens mais corretos que tive o privilégio de conviver, numa justa homenagem a um filho da terra que honrou os quadros que integrou por vários anos.
É preciso, entretanto, que o TJ do Piauí dê uma imediata resposta à sociedade filomenense e entregue o moderno prédio à comunidade.
Em Alto Parnaíba, no sul do Maranhão, também teve início a construção do prédio onde funcionará o fórum, atualmente abrigado em um prédio alugado.
Passei pela manhã no velho campo de futebol Orlando Medeiros, em frente ao desativado hospital público municipal, e deparei com a obra em pleno andamento, com homens trabalhando em uma estrutura que deixa a impressão de ser de um prédio amplo e moderno, como a antiga comarca exige há décadas.
Tomara que o Tribunal de Justiça do Maranhão faça como seu co-irmão do Piauí e ouça a comunidade local quanto ao nome do fórum, para que a homenagem não recaia em alguém que jamais esteve em Alto Parnaíba ou mesmo nunca tenha ouvido falar na bela cidade situada à margem do rio Parnaíba, aliás, a primeira cidade maranhense banhada pelo grande rio.
Desde já, fica a minha sugestão para o nome a ser dado ao prédio do fórum, o que é compartilhado por muitos alto-parnaibanos. Nada mais justo de que a homenagem recaia em um ex-integrante do Judiciário maranhense, o desembargador Aluizio Ribeuro da Silva, já falecido.
Juiz de direito em Alto Parnaíba por oito anos, o doutor Aluizio, como é conhecido por todos e tão bem relembrado pelo escritor Berilo Vargas, um alto-paribano ilustre, era filho de Balsas, mas adotou a nossa cidade como sua, o que é seguido por sua esposa, dona Marinalva, e filhos.
De vasta cultura jurídica, o magistrado Aluizio Ribeiro faleceu recentemente e agora em 2010, comemora-se o seu centenário. Dono da aprazível fazenda Pedra Furada, próxima à cidade e na margem da MA-006, doutor Aluizio tinha Alto Parnaíba por seu domicílio e após se aposentar como desembargador do TJ maranhense, passou a viver parte do tempo junto aos alto-parnaibanos, tornando-se um advogado nato das causas da eterna Victória do Alto Parnaíba.
Que o Tribunal escute esta sugestão, que a formalizarei.

Um comentário:

  1. Dr. Decio, parabenizo o senhor pela sugestão para o nome do Fórum aí de sua querida Alto Parnaíba, cuja homenagem recaia na pessoa do Desembargador Aloísio Ribeiro da Silva.
    Sugiro que converse com o magistrado local para que o mesmo, como juiz titular e diretor do fórum, faça a indicação ao egrégio TJ/MA.

    ResponderExcluir