segunda-feira, 20 de junho de 2011

RECONHECIMENTO A UM GRANDE PROMOTOR

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Alto Parnaíba, no sul do Maranhão, aprovou, nesta manhã, em sessão plenária, requerimento de autoria do vereador Elias Elton do Amaral Rocha (PDT), que indica e sugere à Procuradoria-Geral de Justiça maranhense o nome do falecido Promotor de Justiça José Maria Alves de Carvalho para o edifício da sede da Promotoria de Justiça em nossa comarca, prestes a ser inaugurado, em fase final da construção em terreno doado ao Ministério Público pelo município.

Durante uma década, o Dr. José Maria Alves de Carvalho titularizou a representação do MP maranhense na mais meridional e distante comarca maranhense, entre os anos 1950 e 1960, não se restringindo apenas à sua missão institucional, engajando-se em movimentos que ajudaram a transformar, para melhor, o nosso município, como na luta pela criação e instalação de nosso primeiro ginásio.

Segundo o meu falecido pai, Antonio Rocha Filho, o Rochinha, na época escrivão e tabelião de notas do Cartório do 2º Ofício, a coragem e a altivez do Dr. José Maria, em momento difícil na luta política nacional, não o tornou um tirano da acusação por acusar, mas um paladino da defesa da liberdade e das instituições democráticas, da interiorização do Brasil e do respeito para com o sertanejo e para com o trabalhador rural.

Também nas lides políticas o Dr. José Maria Carvalho se engajou, travando uma acirrada disputa local com Zoroastro Soares, candidato da situação dominante, a deputado estadual, cuja divisão de votos não permitiu que o extremo sul maranhense voltasse a ter um representante direto na Assembleia Legislativa.

Entretanto, a palavra fácil, a oratória vibrante, os artigos em jornais da capital, as denúncias contra a prática política da época no Maranhão como um todo, deram destaques ao Dr. José Maria e também ao nosso município e região.

Aqui o Promotor José Maria conheceu sua futura esposa, Maria do Carmo Pacheco, sobrinha do ex-prefeito Ceir Pacheco e do ex-vice-prefeito Wagner Pacheco, também comerciantes e fazendeiros, de tradicional família alto-parnaibana, com origem em Floriano, onde outro tio, Hermes Pacheco, foi prefeito daquele importante município piauiense, também situado à margem do rio Parnaíba.

Um irmão do Dr. José Maria, o Dr. Edgard Alves de Carvalho foi juiz de direito de Alto Parnaíba na década de 1970. Uma filha do saudoso promotor, Themis Pacheco de Carvalho, é uma das mais combativas e atuantes Procuradoras de Justiça do nosso Ministério Público.

Esperamos que, assim como o Tribunal de Justiça ao aprovar a indicação do nome do desembargador Aluizio Ribeiro da Silva - contemporâneo de José Maria em nossa comarca - para o fórum, a Procuradoria-Geral de Justiça acate a sugestão do povo alto-parnabano, representado por seus nove vereadores, nessa justa homenagem, resgate do nome de um dos construtores de nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário