quinta-feira, 27 de outubro de 2011

RECESSO FORENSE FORÇADO NO PIAUÍ

Há mais de vinte dias o novo fórum da comarca sul piauiense de Santa Filomena, inaugurado recentemente e que leva o nome do tabelião Benvindo Lustosa Nogueira, está sem funcionar . Motivo: uma provável pane no sistema elétrico impede o acesso da energia às dependências do edifício, deixando computadores, impressoras, internet, fax, ar condicionado sem funcionamento, além de ambiente impróprio para o trabalho humano face à escuridão e ao calor insuportável em nosso clima tropical.



Ninguém consegue obter uma certidão judicial ou cartorária, já que a velha máquina de datilografia está aposentada. As audiências estão sendo adiadas, o que siginifica mais atraso no andamento de processos crônicos na distante comarca piauiense, alguns tramitando há quase trinta anos, exatamente no momento em que o atual juiz de direito, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, que permanece na cidade trabalhando de domingo a domingo, estava colocando a pauta em situação razoável. Se uma criança ou um imóvel é registrado, a certidão somente será expedida quando a energia elétrica for normalizada.

Segundo informações não oficiais, a responsável pelo problema seria da empresa construtora, titularizada pelo engenheiro civil Herles Alves Macedo, o popular Coutinho, a quem o Tribunal de Justiça do Piauí teria dado o prazo até hoje, 27.10, para restabelecer o sistema de energia e com isso possibiliar o funcionamento do fórum. Não consta que a aludida construtora tenha tomado qualquer providência e pelo visto, se o Judiciário piauiense não agir imediatamente esse recesso forçado irá perdurar, prejudicando os trabalhos da própria Justiça e acima tudo, o usuário, o cidadão comum.



Foto: Léo Nogueira Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário