terça-feira, 22 de novembro de 2011

CASOS DE LESHIMANIOZE EM ALTO PARNAÍBA

A leshimaniose é uma doença transmitida pela picada do mosquito pólvora. Existem vários tipos da doença e suas causas e efeitos também se diversificam.

Segundos informações não oficiais, já que a Prefeitura de Alto Parnaíba se silencia sobre tudo o que é verdadeiramente de interesse público, alguns casos de leshimaniose teriam sido diagnosticados na cidade sul maranhense. Conheço um caso concreto do que seria leshimaniose através de ferida cutânea, em que a paciente terá que receber oitenta injeções ou vacinas.

Esse tipo de doença é comum em palafitas e em cidades sujas de países subsenvolvidos e mesmo em metrópoles europeias onde o lixo prolifera, como na Itália. Em Alto Parnaíba, a proliferação de cães (cachorros) com sinais de calazar abandonados ou praticamente abandonados perambulando pelas ruas da cidade sem tratamento, além de ratos é fato notório, em comum com a sujeira de suas ruas, o que é visível e independe de comprovação, tudo isso aliado a esgotos a céu aberto, à obra inacabada e danosa da Codevasf na implantação do sistema de esgotos sanitários, o lixo doméstico acumulado nas ruas pela ineficiência absoluta da Prefeitura em seu recolhimento, os bueiros e galerias sem limpeza, a água da chuva que invade avenidas, ruas e praças levando consigo o mato, a lama, o lixo, a imundice.
Não se pode negar que muitos proprietários de imóveis não cuidam adequadamente da higienização e limpeza de suas propriedades, a começar pelos quintais comuns em cidades do interior brasileiro.

No mais, a preocupação maior pela certeza absoluta que tenho, o que é compartilhado pela maoria da população, de que a atual administração municipal de Alto Parnaíba permanecerá omissa, silenciosa, o que é grave e não mais tolerável, deixando de lado por completo as necessidades públicas da comunidade.

Imagens: Rafael Rodrigues Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário