sábado, 24 de março de 2012

TRE DIVULGA LISTA DOS CANDIDATOS COM CONTAS SUJAS DE CAMPANHA

A relação que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão - TRE - divulgou ontem diz respeito aos candidatos que tiveram suas contas de campanha rejeitadas pela Justiça Eleitoral ou que não cumpriram com determinações e requisitos na apresentação dessas contas quando candidatos.

Nessa lista, nenhum ex-candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador de Alto Parnaíba, no extremo sul maranhense, está incluído.

Mas, apenas como esclarecimento e para que a pré-campanha eleitoral não se contamine pelo engodo e por informações inverídicas e distorcidas ao eleitorado e à sociedade alto-parnaibana, essa lista de candidatos fichas sujas se reporta às contas da última campanha eleitoral que foram desaprovadas, e não das contas dos gestores e ordenadores de despesas, ou seja, prefeitos, presidentes da Câmara Municipal, secretários de fundos e outros ordenadores de despesas, que tiveram essas contas de governo e da administração rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão ou pelo Tribunal de Contas da União.

Essa lista, sim, a ser repassada pelo TCE ao TRE até o próximo dia 05 de junho é quem definirá, em orientação à Justiça Eleitoral que dará o veredicto final com base na legislação e mais precisamente na lei complementar nº 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, quem poderá ou não ser candidato à Prefeitura e à Câmara de Vereadores em 07 de outubro de 2012.

Nas contas rejeitadas pelo TCE e TCU, o pagamento de multas não evita a inelegibilidade do pretenso candidato.

A lista que abrangerá, com certeza, vários políticos de Alto Parnaíba que exerceram cargos e funções na administração pública municipal como gestores e ordenadores de despesas, ainda não foi divulgada. Como vaticinava o estadista Ulysses Guimarães "cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém". E fica o alerta: foguetes antecipados podem se virar contra o apressado ou mal intencionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário