sexta-feira, 4 de maio de 2012

ALTO PARNAÍBA IRÁ COMEMORAR 146 ANOS SEM ESTRADAS

O anúncio de uma grande festividade banqueada com o dinheiro público já tomou conta da cidade de Alto Parnaíba, no extremo sul maranhense, face ao aniversário de 146 anos de sua fundação, que somente ocorrerá em 19 de maio. Os anúncios dão conta de banda de fora, de outras bandas regionais, de atividades esportivas, enfim, a partir de 11 de maio a farra gritada aos sete cantos pelos cotumazes seguidores do prefeito de plantão promete ser grandiosa, entretanto, como a transparência com o dinheiro público é zero em minha terra natal, ninguém diz quem será o financiador do circo e do pão como se não vivéssemos séculos após a Roma dos Césares. Mas todos sabemos que o dinheiro será o público, o da pobre viúva (Prefeitura) maltratada, vilipiada, massacrada descaradamente no seu patrimônio e na sua história de quase um século e meio nos últimos anos.
Foto:Prefeito Ernani Soares - Reprodução BPI
Para comemorar de fato o 146º aniversário de fundação da cidade onde nasci e continuo a viver e a trabalhar, vou iniciar pelas estradas, que são praticamente as mesmas deixadas há mais de 25 anos e abertas pelos fundadores e primeiros governantes de Alto Parnaíba, que antes se chamava Vitória do Alto Parnaíba e na fundação, Frequesia de Nossa Senhora da Vitória. Sei que o fundador Cândido Lustosa de Britto e o nosso primeiro prefeito, Antonio Luiz do Amaral Britto, remoem no túmulo e de onde estiverem devem estar a se perguntar o que fizeram com seu município, pelo qual pegaram em armas, colocaram a própria vida em risco, desbravaram, fundaram, povoaram, institucionalizaram. É lastimável que um descendente do fundador e do primeiro prefeito seja o nosso atual prefeito e que deles não tenha herdado a coragem de enfrentar os desafios, a inteligência de entender e fazer transformar o momento em que vivemos - hoje de modernidade que aporta gratuitamente no município, trazida pelo crescimento econômico alavacado pela iniciativa privada - em uma nova era de prosperidade, de distribuição e geração de rendas, de melhorias em setores vitais para o desenvolvimento de qualquer município ou povo, como educação, saúde, moradia, transportes, esportes, saneamento, urbanismo, cultura, segurança e combate às drogas ilegais que degeneram gerações, operosidade e capacidade de gestão indispensáveis ao bom governante.

Coronel Antonio Luiz do Amaral Britto,  primeiro prefeito de Alto Parnaíba. Foto: arquivo do blog.


Se eu estiver exagerando que alguém me prove o contrário, ou será que a estrada que liga a cidade ao distrito de Curupá e de lá até os Macacos (sem acesso às nascentes do rio Parnaíba) não é o mesmo carreiro de décadas atrás? E a estrada para o Tocantins, passando pela serra da Bacaba, Montividéu, Morrinhos, Angical e dezenas de outras pequenas povoações e propriedades, não é a mesma aberta a picareta por Corbeniano Gomes nos anos 1910 e apenas conservada minimamente no decorrer dos anos? E as pontes de madeira, muitas das quais com 25, 30, 40 anos de existência, não são as mesmas? E a estrada para o povoado Serra Branca e região, se não fossem os empresários rurais ainda existiria? Enfim, o que existe de relevante, de concreto, de real, de paupável em estradas a ser anunciado em 19 de maio próximo pelo atual prefeito? Simplesmente e infelizmente, nada.


 Não fico feliz em escrever isso, mas jamais vou me silenciar enquanto for vivo. Nunca estive e não estou à venda e assim como JK, felizmente Deus me poupou do sentimento do medo. Em Alto Parnaíba temos terras férteis, água abundante, gente trabalhadora, migrantes contribuindo para o crescimento econômico vertiginoso do município. Isso é possível e deve ser comemorado. Mas a festa eleitoreira do governo municipal, não. Nosso povo tem brio e a indignação é geral, já demonstrada no silêncio após a fala de autoridades locais nos últimos anos. É melhor para quem faz o discurso a vaia do que o silêncio do desprezo, do descrédito, da incredulidade em quem acha que a maioria da população de Alto Parnaíba irá se contentar com pão, circo e farra.  
Fotos: Estrada Vicinal Alto Parnaíba/ Curupá
Imagem: Rafael Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário