quarta-feira, 16 de maio de 2012

CARMÉLIA PACHECO DIVULGA A HISTÓRIA DE ALTO PARNAÍBA

Infelizmente, não pude comparecer pessoalmente ao lançamento do livro História de Minha Terra, e Outras Histórias de Ontem e de Hoje, de autoria da professora, educadora e historiadora Carmélia Maria Pacheco Lyra, ontem na Câmara Municipal de Alto Parnaíba, no extremo sul maranhense, mas tive o privilégio de acompanhar um pouco a penosa tarefa de pesquisa sobre a qual ela se dedicou integralmente, bem como em receber um exemplar autografado pela nova escritora.

A dificuldade da pesquisa se dá pela ausência de grande parte do acervo documental histórico desde a doação das terras para a posterior criação do hoje município de Alto Parnaíba, em órgãos públicos municipais. O cuidado com a história, principalmente nos últimos anos, foi mínimo. Um exemplo: quando da mudança do fórum da comarca que funcionava em prédio erguido pela Prefeitura na praça coronel Adolpho Lustosa, no centro da cidade - prédio este posteriormente demolido sem qualquer razão minimamente plausível ou inteligente -, um magistrado que respondia pelo juízo mandou jogar no lixo parte do arquivo cartorário, como os autos e proclamas dos primeiros casamentos aqui realizados.

Entretanto, louvável a obra construída pela historiadora Carmélia Pacheco, que por anos se dedicou ao magistério em nossa terra, cujo legado positivo é inegável. Ao lado da professora a escritora, a pesquisora, desvendando e levando à comunidade, especialmente aos jovens e estudantes, fatos relacionados à formação história de Alto Parnaíba. Povo que não conhece a sua própria história é difícil de construir um presente e um futuro melhores.

Portanto, que as autoridades locais divulguem, especialmente nas escolas e bibliotecas, que os alto-parnaibanos e todos aqueles que mantêm um vínculo com esta bela terra procurem adquirir esse livro e como eu se deliciem com uma leitura agradável, cativante e de bom entendimento. Boa leitura.       

FOTOS: José Bonifácio - Reprodução: Blog Cerrados de José Bonifácio Bezerra, Portal GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário