quarta-feira, 2 de maio de 2012

MÍDIA NACIONAL REPERCUTE ROTA DE DROGAS NO SUL DO MARANHÃO

Ontem, 01 de maio, o noticiário Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu reportagem sobre as últimas apreensões de pastas de cocaína no sul do Maranhão e a utilização de estradas da região como rota do tráfico de entorpecentes ilegais para o Porto de São Luís e de lá para a Europa.

A matéria mostra a apreensão de 131 kg de pasta de cocaína em Balsas (foto abaixo), entretanto o delegado regional Eduardo Galvão frisou que aquela era a segunda operação do gênero em poucos dias no sul do estado.

A primeira apreensão ocorreu em Alto Parnaíba, no extremo sul, quando a Polícia Federal prendeu dois traficantes e apreendeu com um elemento identificado como Darci Santana de Oliveira, 62 anos de idade, natural de Hidrolânia/GO, em um hotel da cidade o equivalente a 50 kg de pasta de cocaína.

Segundo informações da polícia local, que chegou ao local quando a PF na operação chefiada pelo delegado Rios já havia apreendido a droga e predido o segundo traficante - o primeiro foi preso pouco antes à altura do povoado Morrinhos, na zona rural de Alto Parnaíba -, Darci Santana de Oliveira disse que fora contratado para transportar a droga pelo valor de R$ 75 mil, mas não revelou o destino da pasta, ainda não refinada, e nem quem o teria contratado.


A estrada utilizada para chegar a Alto Parnaíba foi o carroçal trecho da BR-235 a partir de Lizarda/TO, a 120 km de distância. Além de estradas ruins existem na região aeroportos abandonados por antigos fazendeiros, sem contarmos com vasta faixa de divisas territoriais do município sul maranhense com o Piauí, Tocantins e proximidade com a Bahia - que facilita o crime -, aliados à inexistência de fiscalização e a presença de pequeno contigente de policiais estaduais, que, mesmo assim, vem prestando um trabalho excelente sob o comando do sargento Jozicleber Oliveira Silva, da PM/MA.

Imagem: Reprodução do blog Cerrados, de José Bonifácio Bezerra, GP1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário