sexta-feira, 6 de julho de 2012

A MORTE DA MATRIARCA DE UMA GRANDE FAMÍLIA

A família Gama e Reis celebrou nesta quinta feira (05), o sétimo dia de falecimento de Anastazilia Gama de Araújo, mais conhecida como “Totô”.

As duas famílias pertencem à região do Curupá e Castelo, localizado a pouco mais de 100 km ao sul da cidade de Alto Parnaíba - MA. Anastazilia é da família Gama e foi casada com Minelvino Maurício dos Reis, conhecido como “Preto”, também falecido. As famílias eram trabalhadoras e repassaram para seus demais parentes esta mesma garra de lutar sempre e desistir jamais.

Anastazilia Gama de Araújo faleceu aos 93 anos de idade, no último dia 27 de junho de 2012, por volta das 20h00, na cidade de Alto Parnaíba, com problemas respiratórios. A mesma deixou oito filhos e vários netos e bisnetos.
Ainda conheci o esposo da falecida, conhecido por Preto Maurício, amigo e compadre de meu pai, Antonio Rocha Filho. A família Gama, através do patriarca Pedro Gama, desbravou a então região da Fazenda Angico, hoje distrito de Curupá. Pedro Gama era um sertanejo de poucas letras, entretanto deixou um vasto patrimônio em terras para seus herdeiros, advindos do árduo trabalho rural. Muitos de seus descedentes continuam a morar na região do distrito de Curupá. 

Dentre os filhos de dona Totô, destaco Onite, Luiza e Minelvino. O nosso pesar e a nossa amizade. 

Reprodução do blog Folha Mistura Total, de Raildson Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário