quinta-feira, 6 de setembro de 2012

GOVERNO INVESTIGA POSSÍVEL SURTO DE MENINGITE NO SUL MARANHENSE

 Segundo a imprensa de São Luís, a Secretaria de Saúde do Maranhão está investigando a possibilidade de surto de meningite em municípios da região sul do estado. Equipes da Superintendência de Epidemiologia estiveram nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras e Loreto - três casos suspeitos em ambos -, aproximadamentre 330 km de Alto Parnaíba, onde foram diagnosticados casos, sendo disponibilizados antibióticos para bloqueio e instrumentos e orientação, além de protocolo de conduta clínica e epidemiológica - afirma o Jornal Pequeno em sua versão eletrônica de hoje.
 
O secretário adjunto de Vigilância Alberto Carneiro informou que foram enviadas, primeiramente, técnicas do Programa de Vigilância e Controle das Menigites para avaliar as ações de controle e auxiliar os municípios no processo.
 
O secretário municipal de saúde de Sambaíba informou à secretaria de saúde do estado a ocorrência de mais dois casos, que já recebeu a visita e a ajuda de técnicos da Vigilância Epidemiológica maranhense.
 
Os técnicos também visitaram o Hospital Pronto Socorro Dr. Rosy Cury, em Balsas, cidade polo regional, cuja unidade de saúde é referência do sul do estado, para avaliação da assistência prestada aos pacientes.
 
A notícia é preocupante, porém não alarmante ainda. Em Alto Parnaíba, município que integra a região sul do Maranhão, que as medidas preventivas por parte da secretaria de saúde local sejam desde já adotadas, levando em consideração, ainda, a distância geográfica dos centros urbanos mais avançados em saúde, da precaridade de nossa saúde pública sem hospital público (apenas um ambulatório) e com apenas uma médica na rede pública do município. Não se pode brincar com a saúde da coletividade e a meningite, seja qual for a espécie representa real perigo à própria vida. Todo cuidado é pouco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário