sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ESBANJAMENTO E POBREZA

Logo após a passagem pelas ruas da cidade de uma carreata com muitos veículos e pouca gente, onde o abuso do poder econômico do mais rico candidato a prefeito de Alto Parnaíba, no sul do Maranhão, ficou evidenciado, n'uma clara demonstração da tentativa infrutífera de corromper o eleitorado com a propaganda da riqueza material desmedida, do fausto com pão e circo, uma casa coberta de palha ardeu em chamas, queimando móveis, utensílios, roupas, enquanto a família de dona Alice, moradora e proprietária do imóvel rústico e pobre dormia o sono dos justos, acordando para o pesadelo de perder em poucos minutos tudo o que construíu em toda uma vida.

 O incêndio nessa casa coberta de palha e com paredes de talos de buriti, sem qualquer luxo - ao contrário, absoluta miséria -, assustou os moradores do bairro São José, mais precisamente da Rua Prefeito Raimundo Alves de Almeida onde ocorreu o sinistro. Felizmente, os moradores não se feriram, restando a dor de quem tem pouco e perde tudo, em nítida contradição com o dinheiro farto, abundante, usado na tentativa de usurpação da Prefeitura Municipal, cujo governo atual não conseguiu construir uma única casa popular, outro contraste com a realidade econômica do município de Alto Parnaíba - PIB elevado; a maioria da população pobre.

Casas cobertas de palhas, como piso o próprio chão, paredes de talos de buriti, sem banheiro, sem o mínimo conforto é uma realidade cruel verificada em todos os bairros e na zona rural de Alto Parnaíba. Enquanto isso, o poder político e o poder econômico se digladiam no desespero de quem acha que o dinheiro compra consciências coletivas, achando-se acima do bem e do mal, como se o voto e a morte não igualassem todos os homens e mulheres.          

Enquanto a caravana da desumanidade passa, uma família pobre, simbolizando a maioria da população alto-parnaibana, sofre. Acima de tudo e de todos, Deus. Acima da ganância, da mentira, do esbanjamento, da ostentação, da hipocrisia e da tirania política e econômica o voto, arma das transformações urgentes que Alto Parnaíba precisa e deve promover em 07 de outubro, elegendo o único candidato saído do povo, humilde como sua gente, com uma vida decente, verdadeira e honesta. É por isso que eu voto em Itamar Vieira. Voto 40!

Fotos: Dhiancarlos Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário